
Autoconhecimento: 4 dicas para chegar ao seu
O autoconhecimento é a base de tudo na nossa vida: conhecermo-nos, os nossos limites, instintos, gostos, o que queremos e não queremos e para onde vamos é fundamental para uma vida de sucesso e tranquila.
Sabermos a nossa motivação, os nossos sonhos, o que nos faz feliz. Torna-nos pessoas melhores e profissionais melhores. Facilita muito o caminho para o sucesso e a liberdade.
“Conhece-te a ti mesmo” está na base do pensamento e filosofia socrática e está escrita no Templo de Apolo em Delfos.
O que é a motivação e de onde vem?
A motivação é uma coisa sua. Vem de dentro. Não há automotivação porque é uma redundância. A motivação é sempre nossa e por isso é sempre auto. É auto mesmo, é um “carro” bom e potente que só nós conduzimos. Não podemos esperar que alguém nos motive, porque se for externo, não é motivação, é reforço positivo ou outra coisa qualquer. Motivação = motiva+ação, duas coisas suas, sempre suas.
A vida tem que ser planificada, como o trabalho
A vida deve ser pensada e planificada, tal como o trabalho. A única variável que temos de colocar é a flexibilidade necessária para os planos que a vida tem para nós. E a vida tem muito planos para nós a toda a hora! E é tão bom.
Como se autoconhecer e viver a vida bem
- Trabalhar bem a sua memória sempre: escreva bem as coisas positivas para que se possa motivar e inspirar sempre que precisa. Todas as experiências boas e positivas, escreva. Escreva o que sentiu, o que fez e como viveu esse momento. Para a sua memória. Para poder ler e lembrar sempre.
- Faça uma check list de tudo o que: gosta e faz; não gosta e ainda assim faz; gosta e não faz; não gosta e não faz (a menos importante). Depois da lista feita, olhe bem e descubra o que porque faz ou não faz uma determinada coisa. Perceber as suas atitudes vai ajudá-lo a um autoconhecimento muito maior.
- Perceba quais são as suas músicas, séries e filmes preferidos. Identifique o que o/a faz gostar tanto dessas músicas ou filmes e o que têm em comum. Perceba o seu padrão de gostos e aplique mais!
- Agora tente perceber as pessoas que admira e as pessoas de quem gosta muito. E para além do sentimento, perceba o que o leva a admirar ou gostar dessas pessoas e verbalize, explique a si mesmo/a porque gosta dessas pessoas. Vai ver o que acontece.
São 4 dicas simples, mas que colocadas em prática de forma prática e reiterada, funcionam muito bem mesmo.

A procura pelo autoconhecimento é para sempre
O trabalho e a procura pelo autoconhecimento é diária e é para sempre. Eterna mesmo. Nós mudamos todos os dias e por isso convém o trabalho pelo autoconhecimento é diário também. Uma disciplina de autoanálise contínua.
Num dia as coisas fazem sentido de uma forma e no outro dia quer mudar de profissão e de vida? Está tudo bem. A vida é dinâmica assim mesmo.
Siga a vida que quer. Conheça-se a si mesmo/a.